Escola Cívico-Militar é inaugurada em São Francisco do Sul

29/06/2022 - 17h:32m

Aconteceu nesta quarta-feira (29) a inauguração da Escola Cívico-Militar no CAIC Irmã Joaquina em São Francisco do Sul. A instituição, fundada em 1994, foi acolhida pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), por atender aos critérios estabelecidos para o programa. Em 2022, a instituição passou por consulta pública com a comunidade escolar. 

 

Na gestão da Escola Cívico-Militar (ECIM), a diretora Alexsandra Anyzewski conta com a direção auxiliar do professor Ernesto Cordeiro Santos, com a participação do corpo docente e apoio dos militares, assessorados pelo Oficial Superior Comandante Lima Soares, na função de Oficial de Gestão Escolar, que atuará em três áreas: educacional, administrativa e didático-pedagógica.

 

Para o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho “hoje estamos comemorando uma vitória que foi muito batalhada, mas conseguimos com o esforço de cada um que participou desse projeto. É uma honra estar inaugurando a Escola Cívico-Militar, onde no passado eu tive o prazer de construir o CAIC”. O vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira destaca que “é um grande avanço para a educação municipal e com isso queremos agregar cada vez mais para os nossos alunos e a comunidade”. 

 

De acordo com o Coordenador Regional Sul das Escolas Cívico Militares do Ministério da Educação, Coronel Marcos César de Cantuária Gama, São Francisco do Sul foi um município que ultrapassou 350 municípios que também estavam habilitados para receber a Escola Cívico-Militar. Para o Coronel Cantuária “a prefeitura e o secretário de educação foram muito além do que vimos em outras cidades. A parte pedagógica estrutural de gestão é o que chamou a atenção: gestão administrativa, pedagógica e educacional. O estudo sem disciplina não educa e não gera conhecimento”. 

 

Os profissionais de reserva irão contribuir na questão pedagógica, cívico e nos projetos de contraturno. A Escola pretende atender toda a comunidade ao redor, oferecendo assim, mais qualidade de vida para os moradores do bairro. O secretário de educação Rodrigo Graf, ressalta que "a nossa gestão, em união e apoio do prefeito Godofredo e o vice Serginho tem trabalhado muito para oferecermos relevantes melhorias na qualidade da educação francisquense. O projeto é inovador na região e em nosso município.

 

No total, a escola conta com 430 alunos, divididos entre educação infantil, fundamental I e II e a partir de hoje, tem oficializada a sua participação no Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares.  “Estamos ansiosos para o início dessa nova gestão cívico-militar. Acreditamos que a educação da escola deve melhorar e com a ajuda do cívico-militar deve obter melhores resultados” disse a diretora Alexsandra Anyzewski.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde