Secretaria de Turismo divulga São Chico no Encontro Catarinense de Hoteleiros

Data de inclusão: 16/08/2019 14:12

A Secretaria Municipal de Turismo, por meio da secretária Jamille Douat, participou da 32ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros, o Encatho, e da Feira de Produtos e Serviços para Hotéis, a Exprotel, que aconteceram esta semana no CentroSul, em Florianópolis. O evento é considerado o maior do ramo da hotelaria no sul do país.

A presidente do Conselho Municipal do Turismo, Sílvia Fernandes, também participou do evento integrando o estande da Santur, junto com representantes da região Caminho dos Príncipes. Na ocasião, Jamille fez uma apresentação sobre São Francisco do Sul enquanto destino turístico e aproveitou a oportunidade para compartilhar o projeto lançado, recentemente, Caminhos de São Chico - Turismo de Experiência. “Essa modalidade turística vem como uma nova proposta de vivenciar o destino. São Francisco do Sul tem muito potencial nesse sentido e esperamos que o programa abra novas possibilidades para a cidade”, pontua a secretária.

A feira foi marcada por momentos importantes, como o lançamento do programa Investe Turismo no Estado, feito pelo ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio. Além disso, foi assinado o protocolo de intenções da Rede de Inteligência do Turismo, composta inicialmente pela Fecomércio SC, Fecam e UFSC, em parceria com a Santur. O objetivo da Rede é promover a cooperação entre as entidades do Estado e municípios para trabalharem em conjunto na geração de inteligência de mercado para o turismo, com produção de estudos e pesquisas, além da sistematização, análise e monitoramento de indicadores do setor.

Para a secretária, a criação da Rede de Inteligência vai oportunizar um trabalho integrado entre as instituições e municípios. “É um mecanismo que vai fortalecer as ações de turismo. Sabemos que a geração de dados é o caminho para nortear as iniciativas de forma mais eficaz e acertada. Esperamos desenvolver políticas públicas de acordo com as necessidades encontradas pautadas em nossa vocação turística”, destaca.

O compartilhamento de dados e conhecimento vai gerar valor para toda a cadeia do turismo, segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “O potencial turístico do Estado é indiscutível, mas faltava sinergia entre os atores ligados à atividade. Quem gera dados e conhecimento precisa estar alinhado àquele que emprega, quem desenvolve política pública tem que saber o que o município necessita para desenvolver sua vocação turística e promover seus destinos”, afirma.

Secretaria de Turismo divulga São Chico no Encontro Catarinense de Hoteleiros