São Francisco do Sul sedia campeonatos brasileiros de surfe

Data de inclusão: 13/08/2019 11:44

A Prainha vai receber duas etapas de campeonatos da Confederação Brasileira de Surf (CBS): o Circuito CBSurf Junior Tour, nos dias 24 e 25 de agosto, e o Circuito CBS Pro Surf Tour, que vai acontecer nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Apresentados pela marca Silverbay e patrocinados pela Prefeitura de São Francisco do Sul, os eventos reunirão a elite da categoria de base e dos atletas profissionais brasileiros.

O Circuito CBSurf Junior Tour é uma competição entre as seleções estaduais da categoria de base do surfe brasileiro. Esta é a segunda de três etapas do Circuito 2019, que determinarão os atletas que participarão da Seleção Brasileira de Surf Pro Junior. Esta seleção defenderá o país no Mundial Pro Junior (ISA World Junior Surfing Championship) no final do ano, nos Estados Unidos.

Já o CBS Pro Surf Tour 2019 definirá os campeões brasileiros profissionais da temporada. Serão cinco etapas, em diferentes estados brasileiros: Ceará, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira etapa foi realizada em maio, na Praia do Futuro (Fortaleza, Ceará). Como premiação, o evento dará R$ 40 mil para cada categoria: masculina e feminina. “Há uma grande importância do CBSurf estar vindo a Santa Catarina, uma das maiores potências do surfe no Brasil. É importante que a gente tenha etapas sempre em Santa Catarina, que tem bons talentos, não só na nova geração, mas também no Circuito Profissional. Então, a CBSurf tem o maior prazer em, junto com a Fecasurf, fazer estes dois eventos”, diz Adalvo Argolo, presidente da CBS.

Os campeonatos de surfe, além do incentivo à prática esportiva, estão ligados às causas socioambientais da região. Os eventos contarão com sistema de gestão ambiental. A estrutura será montada no calçadão, longe das dunas frontais. Será executado um sistema de gerenciamento dos resíduos, com coleta seletiva e redução de uso de descartáveis por meio de uma parceria com a empresa Meu Copo Eco. Mais informações sobre as inscrições poderão ser encontradas no site da CBS (www.cbsurf.com.br).

A realização dos eventos é da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), da ASP (Associação de Surf da Prainha) e da Swell Eventos. A Prefeitura de São Francisco do Sul patrocina o evento apresentado pela marca Silverbay, com apoio da Pró-Ilha Surfboards, Lord of the Sea e o Studio DoZero.

Fotos: Márcio David | Etapa do CBSurf Junior Tour 2018

São Francisco do Sul sedia campeonatos brasileiros de surfe