São Francisco do Sul - mais notícias

SFS está entre os municípios selecionados pelo governo federal em programa de turismo

Data de inclusão: 29/05/2019 12:27

São Francisco do Sul está entre os municípios selecionados pelo governo federal e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para ser beneficiado com investimentos do programa Investe Turismo. Das 5.570 cidades do Brasil, apenas 158 foram contempladas pelo programa do Ministério do Turismo, que tem como objetivo aumentar o movimento turístico no país. São Francisco do Sul está incluída na rota turística “Serra-Mar Catarinense”, integrado por cidades como Florianópolis, São Joaquim, Pomerode, entre outras.

 

De acordo com o Ministério do Turismo, as rotas selecionadas pelo governo federal, pelo Sebrae e pela Embratur – empresa pública federal responsável pela divulgação do turismo brasileiro no exterior – receberão investimentos, ações de marketing e melhoria de serviços para ampliar o número de turistas. O programa, que é uma parceria entre o setor público e a iniciativa privada, terá um investimento inicial de R$ 200 milhões, oriundos do Sebrae.

 

Para o prefeito Renato Gama Lobo, a inclusão no programa demonstra um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado na cidade. “As políticas públicas e ações que estão sendo realizadas no município estão no caminho certo e demonstram o nosso crescimento no turismo. Desde o ano passado, estou em contato com o Ministério de Turismo e com o Sebrae para uma melhor articulação da nossa cidade e inclusão em rotas estratégicas”, ressalta.

 

O município já adota iniciativas para o aperfeiçoamento das atividades e da recepção de turistas. No ano passado, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, lançou o Programa de Qualificação para o Turismo (Qualitur) com o intuito de construir um turismo sustentável e estruturado para receber visitantes. Foram realizadas atividades de qualificação e capacitação, com palestras sobre empreendedorismo, introdução ao turismo e hospitalidade e inglês básico para atendimento ao turista, entre outros temas. Além do Qualitur, a Prefeitura está em constante contato com o Sebrae para criação de ações, como a do “Destinos Turísticos Inteligentes”, apresentada no mês passado em palestra para os comerciantes, empresários, proprietários de redes hoteleiras e demais interessados.

 

Segundo a secretária de Turismo, Jamille Douat, São Francisco do Sul e Joinville foram as únicas cidades, da região intitulada de “Caminho dos Príncipes”, incluídas no projeto. “São 16 municípios presentes nesta região. A inclusão demonstra a relevância do nosso município no contexto turístico no âmbito do Estado de SC. Uma oportunidade para nos fortalecermos na competitividade de destinos nacionais e internacionais”, afirma.

 

Os destinos turísticos selecionados pelo programa, de acordo com dados do governo federal, responderam, em 2018, por 50,1% do fluxo de turistas nacionais e por 79,1% do fluxo de turistas estrangeiros que visitam o Brasil.

Imagens relacionadas

SFS está entre os municípios selecionados pelo governo federal em programa de turismo
SFS está entre os municípios selecionados pelo governo federal em programa de turismo