São Francisco do Sul - mais notícias

CAPS promove ação de conscientização em prol do Dia da Luta Antimanicomial

Data de inclusão: 17/05/2019 14:00

Na manhã desta sexta-feira (17), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS, promoveu uma ação de conscientização em prol do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Durante toda a manhã, os funcionários da unidade conversaram com a população para explicar a importância do sistema de políticas relacionadas à saúde mental e do incentivo ao tratamento humanizado dos pacientes psiquiátricos. O dia 18 de maio marca a comemoração do movimento da Luta Antimanicomial no Brasil, criado com o intuito de conscientizar a população sobre a importância das mudanças que já vêm acontecendo no sistema de políticas públicas de atenção à saúde mental.

 

A coordenadora do CAPS, Aline Mamede, explica que o objetivo da ação é unir esforços contra a segregação da pessoa com sofrimento mental, o isolamento em relação à sociedade e o preconceito contra esses indivíduos. “O objetivo da ação é conscientizar a população de que trancar não é tratar. O paciente psiquiátrico tem o direito de um tratamento livre e digno ofertado pelo SUS”, diz.

 

Em São Francisco do Sul, o CAPS é responsável pelo tratamento desses pacientes e desenvolve um trabalho de acolhimento com a população portadora de sofrimento mental, depressão, neuroses, psicoses, esquizofrenias, além dos usuários dependentes químicos.

Imagens relacionadas

CAPS promove ação de conscientização em prol do Dia da Luta Antimanicomial
CAPS promove ação de conscientização em prol do Dia da Luta Antimanicomial