São Francisco do Sul - mais notícias

Audiência Pública abre sexta etapa do processo de revisão do Plano Diretor

Data de inclusão: 26/04/2019 11:34

A audiência pública de apresentação técnica da minuta do projeto de lei complementar do Plano Diretor de São Francisco do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (25), no Cine Teatro X de Novembro, contou com a participação de aproximadamente 150 francisquenses, entre interessados, delegados e integrantes do Núcleo Gestor.

 

No início da audiência, as arquitetas da Amunesc, Tábata Yumi Fujioka e Natália de Souza Zattar, fizeram um resumo das etapas que antecederam a apresentação da atual proposta, desde a primeira audiência pública, em outubro de 2017, passando pela eleição dos delegados nas 27 localidades do município, a capacitação dos mesmos, a revisão e compatibilização da legislação referente ao Plano Diretor e a atualização da base cartográfica de São Francisco do Sul.

 

Dividida em capítulos, a minuta do projeto de lei estabelece estratégias para a obtenção do objetivo geral do Plano Diretor, que é promover a melhor São Francisco do Sul possível para a população, envolvendo planos e usos do patrimônio histórico e ambiental, para o desenvolvimento do potencial turístico, mobilidade urbana, desenvolvimento sustentável, planejamento urbano e ordenamento territorial, infraestrutura e equipamentos públicos e regularização fundiária e habitação social. No que toca o ordenamento territorial do município, o Plano Diretor estabelece critérios também para as delimitações da área urbana e rural, para o zoneamento, uso e ocupação do solo, e disciplina o parcelamento do solo urbano e dos condomínios fechados.

 

Em seguida, foram mostrados os mapas com as propostas de destinação das zonas em cada região da cidade, em especial o Ervino, os Balneários, a Região Central e a Vila da Glória, bem como a do novo eixo da zona industrial da cidade, que se localiza no traçado previsto da duplicação da BR-280 e do novo contorno ferroviário.

 

Após a apresentação, foi aberta a palavra para as perguntas do público presente, que também pode formular suas questões por escrito. Do dia 26 de abril (hoje) até o dia 27 de maio, a minuta do Plano Diretor estará aberta à consulta pública da população, na Biblioteca Pública e no site da Prefeitura (clique aqui). Propostas de supressão, adição ou modificação de artigos do Plano Diretor poderão ser feitas nesse período por meio de um formulário (também disponível no site e na biblioteca) que deverá ser protocolado na Prefeitura, no setor de Protocolo do prédio sede, na Praça Getúlio Vargas.

 

De acordo com o presidente do Grupo Técnico do processo de revisão do Plano Diretor, o engenheiro Angelo Pereira Costa, esta é uma etapa importante do processo. “Desde o início, procuramos construir este trabalho da forma mais participativa possível. A partir de agora, com a  consulta pública, colocamos à disposição da população a minuta do plano para que possam continuar fazendo parte de construção da cidade que queremos”, ressalta.

Imagens relacionadas

Audiência Pública abre sexta etapa do processo de revisão do Plano Diretor
Audiência Pública abre sexta etapa do processo de revisão do Plano Diretor