São Francisco do Sul - mais notícias

Conheça as ações realizadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Data de inclusão: 13/03/2019 13:47
Oficina das Emoções, Farmácia Itinerante e Grupo de Auriculoterapia são algumas das iniciativas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF). A equipe do núcleo trabalha de forma integrada com as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) para aperfeiçoar e ampliar os serviços da rede de atenção básica de saúde.
 
O NASF é composto por uma farmacêutica, uma nutricionista, uma fonoaudióloga, uma enfermeira, um educador físico e uma psicóloga e, para melhorar o atendimento nas ESFs, eles compartilham seus conhecimentos com os profissionais das unidades por meio de capacitações. De acordo com a secretária de Saúde, Nádia Raposo, o núcleo é uma forma de aperfeiçoar os serviços prestados nas unidades. “Os profissionais do NASF atuam de forma conjunta com os profissionais das ESFs criando estratégias para melhorar a qualidade dos serviços prestados, visando sempre o bem-estar dos pacientes”, afirma Nádia.
 
Uma das iniciativas é o projeto Farmácia Itinerante, iniciado em novembro de 2018 na ESF da Vila da Glória. O objetivo é facilitar o acesso da população que vive em áreas interiorizadas ao tratamento de transtornos mentais. Por meio dessa iniciativa, a farmacêutica responsável leva os medicamentos para as unidades ESFs e distribui aos pacientes que estejam com as suas receitas em dia. Atualmente, o projeto ocorre nas unidades da Vila da Glória, Ervino, Majorca e Miranda. 
 
Outro projeto, realizado pela psicóloga do NASF, Pâmela Silva de Freitas, é a Oficina de Emoções. “O objetivo da oficina é trabalhar a prevenção e a recuperação do equilíbrio emocional por meio do autoconhecimento para o controle de emoções primárias, como a tristeza e a alegria”, afirma a psicóloga. As oficinas ocorrem a cada 15 dias em uma unidade diferente. Além dessa ação, o núcleo também possui um grupo de orientações para hipertensos e diabéticos com auriculoterapia, mediado pela fonoaudióloga do NASF às sextas-feiras na ESF do Acaraí. 
 
O núcleo também realiza, a cada mês, ações em prol de uma causa importante para a saúde da população, como, por exemplo, o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e palestras realizadas nas unidades ESFs para prevenção de doenças como a diabetes e hipertensão e atenção à saúde das gestantes. Além de todas as atividades, o NASF também é responsável pelos testes da Orelhinha, realizado em recém-nascidos para diagnosticar possíveis problema de audição. 
 
Confira os horários das atividades oferecidas pelo NASF 
Oficina das emoções - Todas as sextas-feiras, às 8h30, na ESF do Iperoba 
Auriculoterapia com hipertensos - Todas as sextas-feiras, às 8h, na ESF do Acaraí
Farmácia Itinerante: De acordo com cronograma

Imagens relacionadas

Conheça as ações realizadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)