São Francisco do Sul - mais notícias

Aulas da EM João Germano iniciaram hoje (1º) com o ensino integral

Data de inclusão: 01/03/2018 16:41

As aulas da Escola Municipal João Germano começaram hoje (1º) com muitas novidades para as crianças. Este ano, o ensino será integral, apostando em uma nova proposta educacional. Outra novidade é o local em que as aulas serão aplicadas. Durante este ano, os 125 alunos, do 6º ao 9º ano, estudarão em uma casa com amplo quintal que fica localizada na Rodovia Duque de Caxias, número 8063, em frente ao Instituto Federal - IFC, até que a nova EBM João Germano fique pronta.

 

A supervisora da secretaria de educação, Marilza de Braga Castro, conta que a ideia surgiu de um debate da equipe de ensino com o secretário de Educação, Aldair Nascimento Carvalho, por conta do lugar alternativo que propõe um trabalho pedagógico diferenciado, abordando de maneira mais eficaz a interdisciplinaridade, que é a relação entre as áreas de conhecimento.

 

A aula começa às 8h e vai até às 16h, neste período terão três intervalos para a alimentação. Na hora do almoço, das 11h30 às 12h30, será um horário livre para os alunos, sempre supervisionados pelos professores. Assim que as crianças chegam à escola, das 8h às 8h30, é feita uma tutoria em que o professor se reúne com 13 alunos para montar o roteiro de estudo para cada um, é o planejamento diário. Para então, serem direcionados às ilhas de conhecimento, separadas por grupos de interesse. Haverá orientações específicas durante todo o ano, cada professor orientará 9 alunos.

 

A diretora, Dionise Ramos, explica que os dois primeiros dias serão momentos de descontração, com o objetivo de desconstruir o modelo tradicional de educação que os alunos conhecem. “Será também um momento de construção de regras com o grupo, pois nada aqui será imposto. Assim, todos irão se disciplinar para essa nova proposta, tantos os alunos, como os profissionais, construindo um novo marco em nossa educação”, comenta.

 

Imagens relacionadas

Aulas da EM João Germano iniciaram hoje (1º) com o ensino integral