São Francisco do Sul - mais notícias

União de esforços para duplicação de trecho de 11 km da BR-280

Data de inclusão: 13/12/2017 12:15

“Reunião excelente”. Essa foi a avaliação do prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, sobre encontro da tarde da última terça-feira (12), no Ministério dos Transportes, em Brasília, em que foi acompanhado pelo secretário municipal de Governo e diretor do Núcleo Avançado de Gestão, Marcos Stefano, que coordena o projeto em prol da BR-280. A boa notícia é que o DNIT de Brasília concordou com a execução do projeto, que pretende duplicar o trecho entre o Itinga e o trevo de acesso a Barra do Sul. Agora, o DNIT irá trabalhar no levantamento do custo real deste projeto para que o orçamento destinado à duplicação da BR-280 seja revisto.

O ministro substituto dos Transportes e secretário executivo da pasta, Fernando Fortes Melro Filho, organizou o encontro que contou, ainda, com a presença de representante do DNIT de Brasília,  presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, vice-prefeito de Araquari, Ludgero Jasper Filho, entre outras autoridades que puderam discutir melhor o tema apresentado semana passada, quando o ministro substituto esteve em São Francisco do Sul. Na ocasião, a ideia do alargamento dos 11 km foi incrementada e deu espaço ao projeto de duplicação deste trecho com aumento da dotação orçamentária para a obra de duplicação em 2018.

Esta possibilidade foi levantada, pois o fato de a obra já ter projeto e empresa licitada permite que os trabalhos possam começar ainda no primeiro semestre do ano que vem. “Estamos há anos esperando por esta obra tão significativa não só para nossa cidade, mas para toda a região. Estamos lutando para sensibilizar as autoridades sobre a urgência da melhoria da rodovia e esperamos não nos decepcionar desta vez”, destaca o prefeito de São Francisco do Sul.

Após a reunião no Ministério, o grupo foi até a sede da Embratur para tratar de possíveis ações para dinamizar o turismo francisquense que é diretamente afetado pelas condições da BR-280 que seguiu sendo pauta deste segundo encontro.

 

Uma promessa de nove anos

 

Em 2008, era firmado o compromisso de dar celeridade às obras de duplicação na BR-280, trecho entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, pela então ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. Quase uma década depois, as obras seguem em ritmo lento em dois lotes e em um deles, que compreende o trecho entre São Francisco do Sul e Araquari, ainda nem começou.

E a urgência da duplicação do único trecho de acesso terrestre ao município francisquense e também a cidades da região se dá em razão de números. Na temporada de verão, a população da cidade, que é de pouco mais de 50 mil habitantes, aumenta consideravelmente. Em toda a temporada de verão, municípios como São Francisco do Sul e Barra do Sul recebem, juntas, em torno de 500 mil visitantes.

Os números de acidentes também são fatores relevantes. No período de 2008 a 2015, foram 5.984 acidentes e 152 mortes.

A duplicação dos 11 km, que representa o trecho de maior gargalo do lote 1, é uma tentativa de amenizar o trânsito que já contabiliza filas em dias de semana e especialmente aos domingos.

 

Imagem: Divulgação

 

Imagens relacionadas

União de esforços para duplicação de trecho de 11 km da BR-280