São Francisco do Sul - mais notícias

Estudantes participam de mostra de filmes ambientais

Data de inclusão: 12/09/2017 09:20

Na noite de ontem, (11), ocorreu a 2ª edição do Circuito Tela Verde em São Francisco do Sul. A ação é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, que busca divulgar e estimular atividades de educação ambiental, a participação e mobilização social por meio da produção audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias. A Secretaria de Meio Ambiente se inscreveu para participar do circuito e São Francisco do Sul se tornou um dos espaços exibidores dos filmes.

 

O evento foi direcionado para os alunos de ensino médio, faculdade e ensino supletivo do município. Na ocasião, foram exibidos os curtas: “Espelho d’água: A Bailarina do Lagomar” e “Engenheiro da Terra”.

 

O primeiro filme aborda o ponto de vista de uma adolescente em relação ao lugar onde vive, o que tem mudado e ainda por mudar, além de sua participação na audiência pública do terminal portuário de Macaé. O segundo curta trouxe a escavação em uma jazida de argila nas obras da duplicação da BR 116 no município de Pelotas, pesquisadores foram chamados e constataram que se tratava de uma toca de um tatu gigante que habitou a terra há cerca de 10 mil anos atrás.

 

Além das exibições, os estudantes participaram de uma palestra sobre licenciamento ambiental com a Dra. Renata Lima de Castilho, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de São Francisco do Sul. Na oportunidade, foram citados exemplos práticos do município e, de forma simples, as leis que envolvem a temática. Ocorreu também uma discussão sobre o segundo curta com Gabriela Mioranza.

 

Para o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath, a educação é a chave para a conscientização. “Com educação, conhecimento e conscientização nós conseguiremos concretizar, em um futuro próximo, o mundo que queremos. Realizar as palestras para estudantes de ensino fundamental e médio é plantar a semente para um futuro melhor”, afirmou.

 

O evento foi finalizado com a participação da Banda Kaiçara e Marimorgan.

 

Imagens relacionadas

Estudantes participam de mostra de filmes ambientais