Condomínio Industrial

Com cinco séculos de história, São Francisco do Sul diversifica a economia com a implantação do complexo industrial

São Francisco do Sul é sede do maior investimento privado da história de Santa Catarina: a unidade industrial ArcelorMittal VEGA , construída com o que há de mais avançado em tecnologia mundial para o segmento. Em operação desde julho de 2003, a ArcelorMittal VEGA é uma indústria de transformação de aço com os mais modernos processos de decapagem, laminação a frio e galvanização. A unidade industrial deu início a implantação do parque industrial da cidade e marcou a diversificação da economia, anteriormente baseada no porto e no turismo.

A ArcelorMittal VEGA fornece bobinas de aço para a indústria automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, entre outros segmentos. A matéria-prima utilizada, as bobinas laminadas a quente, é fornecida pela CST, uma das mais modernas e eficientes produtoras mundiais de aços planos. A empresa faz parte do grupo francês Arcelor maior produtor de aços do mundo.

A unidade de São Francisco do Sul, instalada em uma área de 2,2 milhões de metros quadrados e 100 mil metros quadrados de área construída, está gerando 700 empregos diretos dentro Condomínio. A empresa foi implantada de acordo com padrões internacionais, não somente de qualidade e tecnologia, mas também de preservação ao meio ambiente.

A ArcelorMittal VEGA instalou-se no Norte catarinense por uma questão estratégica de logística. Está próxima às principais montadoras do Sul do Brasil e do Mercosul, do porto de São Francisco do Sul (um dos maiores em movimentação de contêineres), da ferrovia e da rodovia. O local garante o atendimento de montadoras da América Latina, como Renault, Fiat, Volkswagen, Ford, Peugeot Citroën, Honda e GM, que já são clientes do grupo Arcelor. Grande parte da produção atende o mercado interno, enquanto o restante será destinado às exportações.

Revitalização do Cine Teatro

A ArcelorMittal VEGA investiu R$ 1,3 milhão a restauração do Cine Teatro X de Novembro espaço cultural e de lazer destinado à comunidade de São Francisco do Sul. O projeto foi viabilizado por meio de convênio com a Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul para a restauração, modernização e complementação do projeto arquitetônico do Cine Teatro, adequando o espaço existente para as mais diversas manifestações culturais.

O projeto de melhorias do Cine Teatro X de Novembro, desenvolvido pelo Iphan, respeitou as caraterísticas históricas do edifício. Ao mesmo tempo, parte das modificações foram realizadas para oferecer à cidade um espaço cultural de primeiro nível. No intuito de valorizar e disseminar a cultura, a ArcelorMittal VEGA possui um calendário de atividades artísticas e educacionais realizadas no novo local.

Melhorias no Museu do Mar

A ArcelorMittal VEGA investiu R$ 480 mil em melhorias na infra-estrutura física e no acervo do Museu Nacional do Mar. Foram adquiridas novas embarcações, computadores, vídeos e telões. O acervo fotográfico foi ampliado e a estrutura do local foi modificada, adequando o espaço para portadores de deficiências físicas, e melhorando a visibilidade das peças expostas.

A ArcelorMittal VEGA acredita que as melhorias no Museu Nacional do Mar proporcionam o desenvolvimento do turismo cultural da cidade. O objetivo da empresa é transformar o Museu do Mar em um dos três melhores do país. O investimento é resultado do convênio entre a ArcelorMittal VEGA, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Fundação Catarinense de Cultura e a Associação de Amigos do Museu do Mar.